As ascensões foguetórico-meteóricas


Ausentes em S. Tomé e Príncipe durante mais de 3 semanas, onde nos deslocamos em serviço profissional, que aproveitamos para visitar, entre outras localidades, o Distrito de Cantagalo e as suas infindáveis obras de abastecimento de água, vamos agora procurar pôr a escrita em dia.

Soubemos que houve eleições para a distrital do PSD de Lisboa, ganhas por Miguel Pinto Luz. Uma vitória folgada, com o se não de ter perdido em Oeiras, onde a lista de Pedro Rodrigues ganhou sem espinhas. Será o sinal de mudança em Oeiras e do qual temos feito eco?

Há 2 anos estivemos ao lado de Jorge Paulo Roque da Cunha contra Miguel Pinto Luz; este ano, devido à nossa são-tomense ausência não pudemos manifestar o nosso apoio público a Pedro Rodrigues, que não conhecemos pessoalmente, sabemos apenas que foi líder da JSD até 2010.

Sabemos também que no dia 22 de novembro vão decorrer eleições para o PSD Oeiras. Candidatos? Corre por aí que Ângelo Pereira é um dos candidatos. O Oeiras Mais Atrás vai aguardar para ver, ouvir e tomar posição se assim entender.

Fomos pondo a leitura em dia recorrendo também ao inevitável Facebook. As eleições para a distrital de Lisboa do PSD mereceram algum destaque, bem como os atos para algumas concelhias, Lisboa, Cascais e Odivelas. Chamou a nossa atenção um desabafo de um militante de Oeiras, Helder Sá, que, desiludido com os resultados de Lisboa, considera que mais tarde ou mais cedo sairá do PSD. Este desapontamento foi aproveitado pelo novo presidente da concelhia de Cascais, Nuno Piteira Lopes, para lhe desejar boa viagem e referir que já vai tarde.

O Oeiras Mais Atrás está-se defecando para desavenças entre militantes do PSD, a única coisa que pode dizer é «são laranjas, entendam-se», por mais amargas que sejam as de Oeiras, as de Cascais ou ambas.

Helder Sá é referido pelos seus adversários como tendo um feitio intragável, intratável, invergável e irrevogável, ao contrário daqueles que com ele lidam de mais perto, que lhe atribuem grande personalidade, que ousa enfrentar quem quer que seja e por mais poderoso que seja, na defesa das suas convicções. As suas postagens no FB e em blogues são bem sintomáticas.

Voltando ao Facebook e aos desabafos de Helder Sá, este lança um desafio aos seus leitores, questionando quem é (ou quem foi) nomeado diretor municipal aos 30 anos de idade. O Oeiras Mais Atrás como gosta de desafios e necessita de esquecer as horas menos agradáveis que passou quando saiu da cidade de S. Tomé para o interior do país, fez os seus contatos e pesquisas e descobriu pelo menos uma pessoa que aos 31 anos foi nomeada diretor municipal num município bem perto de nós. Aqui vai.

 NPL

Para uma melhor compreensão da competência do nomeado nada melhor que ler aqui os rasgados elogios que Carlos Carreiras lhe fez quando assumiu a presidência da Câmara de Cascais, em substituição de António Capucho, no seguimento daquilo que a imprensa relatou como «Carlos Carreiras ‘arruma a casa’». Como se pode ler, os desdobramentos que Carlos Carreiras fez dos pelouros que Capucho tinha entregue ao vereadores, foram o primeiro passo para a distribuição de «tachos, panelas e alguidares» na autarquia, a que se seguiram as «panelas, alguidares e tachos» na empresas municipais.

Começar de cima, sem ter passado por chefe de divisão, diretor de departamento ou chefe de secção, é realmente obra e só ao alcance de sobredotados (não façam um sorriso maroto, não nos referimos a sexo).

Como o euromilhões saiu em Espanha, não podemos reclamar os 10% oferecidos pelos desafiador.

O nosso agradecimento à leitora que, se afirmando como funcionária da Câmara Municipal de Cascais, nos enviou alguns elementos e que enriqueceram a nossa pesquisa. A sua identificação, incluindo o endereço de correio electrónico, serão sigilosos. Como sempre.

One thought on “As ascensões foguetórico-meteóricas

Este blog não censura ninguém. Critique, exponha sem ofender.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s