Os candidatos PSD à Câmara e Assembleia Municipal de Oeiras


Centro Comercial Oeiras Parque, 6.ª feira, 10 de agosto, 21 horas, fila de atendimento “McDonalds”, ouve-se o seguinte diálogo que transcrevemos, procurando ser o mais correto possível nas expressões utilizadas:

– Tás bom? Por aqui? Já não te via há uns tempos! Parabéns!

– Não faço anos! Parabéns, porquê?

– Então não és candidato do PSD à Câmara?

– Sou candidato pelo PSD, não sou candidato do PSD…

– Eh, pá, não percebo qual a diferença…

– Pelo PSD significa que vou na lista mas não sou militante, sou independente; do PSD, significa que se é militante… É do tipo do “de” e do “da” dos candidatos com mais um mínimo de 3 mandatos… Olha, é o caso do Moita, que não se sabe se renunciou ao cargo de presidente da câmara municipal ou de presidente de câmara municipal…

– Explica-me então qual a diferença entre a candidatura de um independente e de um militante nas listas do PSD à câmara de Oeiras…

Chegados ao atendimento interrompem a conversa. Fazem o pedido. Diz o candidato:

– Vamos continuar a nossa conversa ali – e aponta para uma mesa, onde se sentam.

Então é assim: como independente só estou obrigado a votar ao lado do PSD em assuntos como, por exemplo, o orçamento e opções do plano, relatório e contas de gestão, votos de confiança e de censura. No que mais aparecer tenho liberdade de voto.

– E os eleitos do PSD que sejam militantes estão obrigados a quê?

– Os militantes que estão listas e sejam eleitos estão obrigados à disciplina de voto, ou seja, ao que se aplica a mim e ao que mais aparecer. Exemplo prático: se for votada a suspensão do SATU eu voto a favor, sei que o PSD é contra mas há militantes do PSD que são a favor da suspensão, se votarem contra as orientações do partido sujeitam-se a um processo disciplinar. Percebeste?

– Já percebi. Diz-me outra coisa: se bem me lembro, em 2001 eras militante e concorreste na lista do PSD; em 2005 foste na lista do PS, em 2009 foste na lista do partido do Isaltino, em 2013 vais na lista do PSD, não é um bocado estranho? Achas que as pessoas não te vêem como um saltitão?

– Eh, pá, essa do «se bem me lembro» traz-me à memória o Vitorino Amnésico. Vamos por partes: em 2001 era militante do PSD de Algés, em 2005 desfiliei-me, passei a independente e sou independente deste então. E espero continuar assim. Saltitão? Não, in-de-pen-den-te!

– E fazes campanha? Arruadas, bandeirinhas, camisola «Moita cool» e coisas do género?

– Oh, João, até parece que já não me conheces. Na faculdade eu metia-me em coisas parecidas? Alguma vez me viste a fazer aquelas cagadas da festa do caloiro? A fazer o peditório para a viagem de finalistas? Eu fui à viagem, se bem te lembras, vocês andaram a pedir também por mim e para mim.

– Mas alguém tem de ir para a rua falar com as pessoas, entregar os jornais de campanha, distribuir panfletos, ouvir uns insultos de vez quando, encher as salas onde os candidatos vão…

– Oh, João, estou desapontado contigo… Para que servem os militantes dos partidos e no caso para que servem os militantes do PSD de Oeiras? Para fazer tudo o que tu disseste e o mais que for preciso!

– E eles, os militantes comem e calam? Vêem vocês a ocupar os lugares sem qualquer trabalho, sem darem o corpo ao manifesto e ficam calados?

– João, fica sabendo que as listas do PSD à Câmara e à Assembleia Municipal de Oeiras são compostas, em média, por 60% de independentes e 40% de militantes. A maioria come e cala. São uns tansos!

– Olha, eu não dava para esse filme, nem para esse peditório!

E assim vai o PSD Oeiras e o nível de candidatos «independentes» que foram incorporados nas listas.

One thought on “Os candidatos PSD à Câmara e Assembleia Municipal de Oeiras

Este blog não censura ninguém. Critique, exponha sem ofender.

