PSD: O «PLANO B» PARA OEIRAS


Na altura em que escrevemos estas linhas impera o nervosismo na São Caetano, à Lapa, com as candidaturas de Luis Filipe Menezes, de Fernando Seara, de Fernando Costa, de Pedro Pinto e de…Moita Flores!

Avaliada a correlação de forças no Palácio Ratton, Jorge Moreira da Silva sabe que se a decisão sobre as candidaturas for deixada para os juízes, Menezes, Seara, Costa e Flores, este por razões distintas, morrerão na praia. Levar a clarificação para o Parlamento é a morte anunciada, pois ao PS, CDU e BE, juntar-se-á o CDS que é contra a recandidatura dos chamados «dinossauros». E se António José Seguro é a «picareta falante», versão rebuscada de António Guterres, não será certamente por teimosia que não quer nenhum «dinossauro» a candidatar-se a outro município. Sabe mais do que diz.

Se o Porto é para ganhar com a ajuda do indefetível presidente do FC Porto, Pinto da Costa, mesmo com a incerteza chamada Rui Moreira, se Lisboa é para tentar ganhar com os votos dos torcedores do SL Benfica, a indicação de Pedro Pinto, para Sintra, é claramente para perder e devolver a autarquia ao PS, sem descurar que Marco Almeida possa ser a grande surpresa, em Oeiras a candidatura de Moita Flores está presa por um fio chamado «renúncia». Sim, a lei de limitação de mandatos também estabelece que um autarca que renuncie não pode recandidatar-se no quadriénio seguinte e Moita Flores não concluiu o 2º mandato em Santarém, por renúncia!

Moita Flores está ciente que pode não chegar ao fim e como é inteligente terá proposto a JMS um «Plano B», que passa pela indicação de uma pessoa com perfil técnico e de méritos reconhecidos para nº 2 da lista, que poderá relegar o putativo PP para o 3º lugar, não sem criar engulhos a Alexandre Luz e à sua direção. Aliás, Moita Flores fez o mesmo em Santarém, quando a concelhia quis meter o bedelho na constituição das listas, prevalecendo a vontade do candidato independente. E, ao que nos confidenciaram, não terá gostado nada de saber que pretenderiam impor-lhe Pedro Afonso de Paulo!

Quem esteve no jantar de apresentação da sua candidatura, no dia 8 de dezembro, ter-se-á apercebido da presença da ex-presidente, Dra. Teresa Zambujo, derrotada por Isaltino Morais em 2005. Nos últimos meses, Isaltino e Teresa ter-se-ão reconciliado em nome de uma velha amizade, o que dificulta a estratégia da concelhia de Oeiras. O que corre por aí no seio de militantes do PSD é que o Dr. Moita Flores terá indicado Teresa Zambujo para o 2º lugar da lista à câmara municipal prevendo a possibilidade dos tribunais e, em última instância, o Tribunal Constitucional, chumbar a sua candidatura!

Mas este não é o único problema: Teresa Zambujo, terá dado o «sim» mas,…se José Eduardo Costa for o nº 3, o que coloca agruras a Alexandre Luz, que não sabe o que fazer caso este cenário se confirme, pois a concelhia perderia o controlo dos vereadores e seria esvaziada de poderes de intervenção e influência!

Consta também que os militantes mais velhos, mais antigos, os «ferrugentos», como os apelidou Pedro Passos Coelho, vêem com bons olhos estas alternativas, são pessoas com provas dadas e que têm a confiança das bases.

Oeiras continua a dar cartas e a baralhar. Moita Flores vai ser uma grande surpresa para aqueles que julgam que o «bófia» é um cordeirinho meirellado.

Luis Filipe Menezes_Porto (Providência cautelar contra a candidatura de Luís Filipe Menezes)

Fernando Seara_Lisboa (Providência cautelar contra a candidatura de Fernando Seara)

2 thoughts on “PSD: O «PLANO B» PARA OEIRAS

  1. José Eduardo Costa diz:

    Bom Dia,

    Após ter sido alertado para o conteúdo deste post, venho esclarecer em meu nome e da Dra. Teresa Zambujo que tudo o afirmado relativamente a reconciliações, estratégias e convites para voltar a participar na política autárquica em Oeiras, não passa de pura invenção e mentira !

    Cumprimentos,

    José Eduardo Costa

Este blog não censura ninguém. Critique, exponha sem ofender.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s