Complexo Desportivo de Porto Salvo: mais uma mentira IOMAFiana (II)


A conclusão a que chegamos é esta: Isaltino Morais (e o seu IOMAF) promete uma obra, avança com os projectos de arquitectura, com as telas finais, anuncia a obra no Diário da República, os interessados adquirem o caderno de encargos (que não corresponde ao publicitado), o júri faz o que lhe mandam fazer, as instruções e recomendações do Tribunal de Contas são mandadas às malvas, promove-se uma grande campanha publicitária até ao dia da assinatura do contrato de adjudicação, campanha essa que redobra de intensidade até à assinatura do auto de consignação (quando é dada autorização ao construtor para iniciar a obra). Péra aí: mas não falta nada? Falta, FALTA A AUTORIZAÇÃO do Tribunal de Contas!

As máquinas rolam, escavam, fazem-se fundações. As parangonas na comunicação social amestrada “COMEÇARAM AS OBRAS DO FUTURO COMPLEXO DE PORTO SALVO. Veja as fotos.”

Nos cafés e tascas de Porto Salvado não se fala de outra coisa: “vamos ter finalmente os campos de futebol por que tanto ansiamos. Os gajos dos Leões que fiquem lá com a sua barraca do pavilhão.” Diz outro: “Se os gajos estão na 1.ª divisão nacional de futsal, com os campos que o Tininho nos está a construir, vamos chegar depressa à 1.ª liga de futebol.”  Arremata outro: “Depois dos campos estarem construídos, o Tininho vai dizer ao Salvador para contratar o Carlos Queijós.” De olhos brilhantes, com as bjekas que já tinha engolido, o Manel Francês exulta: “Vamos ter a melhor escola de miúdos de Portugal. O Salvador vai estagiar com o Bimbo da Costa e vai ser um grande presidente do Atlético.” O Zé da Pesca, ali ao lado, intromete-se na conversa e com voz grossa e arrastada dos copos de tinto, reforça: ”Depois disto queremos ser concelho. Com o Tininho a presidente. Quando fui à caça com ele, disse-me que vai passar para a Junta a quota que a Câmara tem no Kaguspark. Fdx! Com isto vamos ser concelho! Vamos ser independentes dos gajos de Oeiras!”

As bebidas escorrem pelas goelas sequiosas e barulhentas. Ganda noite pró Atlético, tá a facturar bué. Junta-se ao grupo o Ferreira das Rolas, mais conhecido por “alemão”, por ter estado alguns anos em Munique. Ultimamente a alcunha começou a derivar para “Merkel”. Sempre que a teutónica encava Portugal, os amigos do Ferreira (do Moinho das Rolas) fornicam-lhe o juízo: “Fdx! A tua Merkel é uma grande merdel!” É vê-lo emaranhar pelas paredes e mandá-los pró car(v)alho!

Os maganões gozam à brava até que resolvem levar a conversa para um lado mais apelativo: “Ouve lá, oh Ferreira, o que é tu achas desta coisa do complexo?” Resposta pingada com sotaque alemão: “O complexo vai ser um caso complexo. Mas desde que seja para lixar os gajos de Oeiras, eu alinho. Aquele emproado do Mordegado que fique lá com a merda da ADO. Nós vamos ter um complexo olímpico!”

O Ti Jaquim da Politeira, apoiado nas suas muletas, outro que vive em casa da CMO, que recebe do “mínimo” (vejam só como ele se refere ao Rendimento Social de Inserção), que se abastece no Banco Alimentar, com o seu sentido de humor, remata: “Ides ter é um complexo paralimpico!” E desata a rir à gargalhada. Os portosalvadenses, ao verem que estão a ser gozados, respondem-lhe à letra: “Vai-te embora, oh mete nojo, perneta do car(v)alho, deves pensar que essas merdas que metes debaixo dos braços devem ser para o salto à vara. Palerma!”

O Ti Jaquim com medo que lhe forniquem o corpinho, improvisa e desata ao berros: “Tininho, Tininho, Tininho!” A copofónica e bem regada plateia acompanha o coro borracheiro: “Tininho, Tininho, Tininho!”

Anúncios

Este blog não censura ninguém. Critique, exponha sem ofender.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s